É professor no Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT) do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desde 2013 e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFTM (de 2020 até o momento). Foi Diretor do ICENE Substituto (2019-2021).
É Doutor (2018) e Mestre em Ensino de Ciências (2008), área Ensino de Física pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, realizou doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa / Portugal, é Licenciado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).
Atualmente, está como Pró-Reitor de Planejamento Substituto e, simultaneamente, como Diretor do Departamento de Planejamento Institucional (DPI/PROPLAN) e Procurador Institucional Substituto da UFTM. Atuou na coordenação do DECMT de 2013 a 2014 e de 2017 a 2019. Na UFTM, é membro no Conselho Universitário (de 2018 até o momento), no Conselho de Ensino (2013; 2019-2021) , no Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (2019-2021), no Comitê de Seleção Discente (2019-2021), no Colegiado do ICENE (de 2013 a 2014; de 2017-2021), no Colegiado do DECMT (2013-2014; 2017-2021), no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (de 2020 até o momento), no Colegiado do curso de Licenciatura em Física (2013-2014; de 2017 até o momento), no Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Física (2013-2014; de 2017 até o momento), da Comissão Interna de Estágio do curso de Licenciatura em Física (2013 a 2014; de 2017 até o momento) e participou e tem participado de dezenas de comissões, comitês e grupo de trabalho. É sócio da Sociedade Brasileira de Física e associado na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (desde 2005). Foi professor de física na educação básica e em instituições de ensino superior. Foi assistente editorial da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2010-2014). Foi coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - 2014-2015), foi Cooordenador/Orientador do projeto Física e Química da Residência Pedagógica (2018-2023). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Complexidade da Universidade de São Paulo (de 2005 até o momento) e é líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Políticas Educacionais (de 2017 até o momento), http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/5645322098928991.
Temas de interesse: Políticas Públicas em Educação; Currículo; Formação de Professores; Teoria da Atividade; Teoria do Discurso Pedagógico; Avaliações de Larga Escala; ENEM; SiSU; Evasão; História do Ensino de Física; História do Livro Didático; Estágio Curricular e Supervisionado; Uso de impressoras 3D na Educação; Ensino Remoto; Adoecimento profissional docente e discente; Bullying; Pseudociência e Fakenews.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5645322098928991
E-mails: esdras.viggiano@uftm.edu.br e esdras@pecpe.com.br
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6165-8410
É Professora no Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT) do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), mestre em Ensino de Ciências, área de concentração: Ensino de Química (2008), pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) e é Licenciada em Química (2004) e especialista em Ensino de Ciências (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Diretora Substituta do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), de dezembro de 2015 a dezembro de 2017, tendo assumido o exercício da direção no período de julho de 2017 a dezembro de 2017. Foi Coordenadora do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), de março de 2014 a dezembro de 2015. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Química da UFTM de julho de 2019 a março de 2021. Foi coordenadora da área de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFTM, de agosto de 2012 a agosto de 2015. Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase em Ciências da Natureza. Foi coordenadora do subprojeto Multidisciplinar Física e Química e orientadora da área química na Residência Pedagógica de 2018 a 2020 e, desde novembro de 2020, é coordenadora do mesmo subprojeto no Programa Residência Pedagógica. Também atuou e atua em diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão. É membro do PECPE e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Cultura digital e Aprendizagem (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5631176000752955)
Temas de interesse: ensino de química; educação em ciências; formação de professores; educação inclusiva; atividades lúdicas; educação não formal; educação a distância; tecnologias educacionais; orientação curricular e produção audiovisual; uso de impressoras 3D na Educação em Ciências.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8784599785732097
E-mails: luciana.barboza@uftm.edu.br e luciana@pecpe.com.br