É Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do ABC (UFABC-2016) e Licenciado em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - 2013). Atua em projetos de pesquisa e extensão na área de Ensino de Ciências, sobretudo, na área de Ensino de Física. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Pesquisa-Extensão sobre a temática energia em avaliações externas. No PIBID, atuou na perspectiva da experimentação na aprendizagem de física. Atualmente, tem se dedicado em investigações na interface entre ciência, cultura e formação de professores, explorando as dimensões da Natureza da Ciência no processo de formação de professores. Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa História das Ciências na educação científica e do PECPE. Está engajado no projeto "A ciência em materiais didáticos, de divulgação científica e na cultura popular". É professor da Escola Estadual Aloízio Castanheira do município de Uberaba/MG.
Temas de interesse: Cinema e Ensino de Física; Formação de Professores; Natureza da Ciência; Cultura; História e Filosofia das Ciências.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0141933481904627
E-mail: aennderfsc@gmail.com
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) no ano de 2010 e Especialização em Educação a Distância pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em 2014. Mestre em Educação Tecnológica do Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM) no ano de 2018. Tem experiência na área de Engenharia de Produção. Atuou como professor na Universidade de Uberaba. Atualmente, é Licenciando em Física na UFTM, investigando o perfil dos egressos do curso. Também é fotógrafo profissional. Já participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
Temas de interesse: Profissionalização docente. Egressos. Licenciatura em Física. Engenharia de Produção.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5965821715293111
E-mail: jr.alferreira@gmail.com
Mestra em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC - 2016) e Licenciada em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - 2013). Atua em projetos de pesquisa e extensão na área de Ensino de Ciências, sobretudo, na área de Ensino de Física. Foi bolsista em dois subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante a graduação. Tem se dedicado a investigações na interface entre ciência, metodologias ativas, novas tecnologias de informação e comunicação e formação de professores. Atualmente, é membro dos Grupos de Pesquisa História das Ciências na Educação Científica e ao Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Políticas Educacionais (PECPE), vinculados ao CNPq. Está engajada no projeto "A ciência em materiais didáticos, de divulgação científica e na cultura popular". Entre 2016-2017 atuou como mediadora do curso de Licenciatura em Física da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) no polo Diadema/SP. Foi professora substituta do magistério superior no Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atualmente, é professora na Educação Básica.
Temas de interesse: Formação de Professores; Natureza da Ciência; Direitos Humanos no Ensino de Ciências; Metodologias Ativas; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem de Ciências.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4497946110761601
E-mail: danibsborges@hotmail.com
Licenciada em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2018), tendo desenvolvido pesquisas sobre a história do conceito energia em livros didáticos no período de 1945 a 1955. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e monitora no curso. Atualmente, é professora da educação básica.
Temas de interesse: história do conceito energia em livros didáticos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2008141873891992
E-mail: luanamar2008@gmail.com