A evasão é uma temática de grande importância nos cursos de graduação no Brasil e no mundo. Em especial, os cursos de licenciatura apresentam taxas de evasão elevadas, sobretudo, ao considerar-se que no Brasil, há um déficit de professores de Ciências Exatas e Naturais considerável. O objetivo desta investigação é Compreender como fatores sociais e acadêmicos influenciam a evasão nos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e da Natureza da UFTM. A análise será cunho quantitativo e qualitativo, no sentido de compreender as diferentes naturezas de fatores que influem na evasão dos cursos de licenciatura. Espera-se com a pesquisa contribuir com informações para tomada de decisões no âmbito curricular e de políticas educacionais, bem como fornecer informações sobre os cursos de formação inicial para a área de Educação em Ciências
O projeto tem por objetivo identificar as principais percepções dos estudantes sobre o aprendizado em disciplinas oferecidas remotamente durante a pandemia Covid-19 e o desdobramento no curso.
Neste programa, desenvolvemos reuniões de estudo e eventos sobre currículo, formação de professores, políticas educacionais e Educação em Ciências e Matemática, dentre outros. As reuniões são quinzenais, com discussão de trabalhos de eventos, livros, artigos, dissertações e teses, vídeos, podcasts, projetos, relatórios, documentos legais no escopo do programa, bem como a discussão de projetos de pesquisa em desenvolvimento na UFTM e de convidados. Anualmente, haverá um evento para apresentação de trabalhos selecionados pelos professores do projeto com a finalidade de divulgação do conhecimento para a comunidade interna e externa. O público alvo principal é constituído por licenciandos, pós-graduandos, professores e profissionais da educação básica e ensino superior, convidados e outros agentes da comunidade externa. As reuniões e os eventos ocorrem, prioritariamente, presencialmente, sendo desenvolvidas a distância dependendo das condições sanitárias e da participação de convidados externos. Ademais, parte das atividades serão híbridas, com participação de uma parte das pessoas presencialmente e outra virtualmente
O projeto tem por objetivo a discussão de temas contemporâneos por pesquisadores sobre temáticas em seminários virtuais. Em 2020, foram realizados 31 seminários com os temas mais variados na interface Ciência, Educação e Sociedade. As séries de seminários em 2021 ainda terá início. Os vídeos podem ser acessados no canal: https://www.youtube.com/c/CaféCiênciaEducaçãoeSociedade
O projeto tem por objetivo investigar concepções de Ciência nos mais diversos tipos de artefatos culturais, cujos resultados possam subsidiar o desenvolvimento de materiais a serem utilizados na Educação Básica.
O projeto tem por objetivo desenvolver objetos educacionais para o uso no ensino de física.
O projeto tem por objetivo desenvolver oficinas de uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação em Ciências.
Este projeto tem o objetivo de identificar e compreender como diferentes parâmetros e práticas no uso de impressoras 3D podem favorecer a formação inicial de professores.
Este projeto tem o objetivo de identificar e compreender como diferentes parâmetros e práticas no uso de impressoras 3D podem favorecer a formação inicial de professores.
O objetivo do projeto é a estruturação e manutenção de um grupo de estudos para a discussão na discussão e proposição de estratégias a serem utilizadas na Educação Básica, fortalecendo a formação inicial de professores.
O projeto tem por objetivo desenvolver materiais para a divulgação dos cursos de Licenciatura do ICENE.
O projeto tem por objetivo discutir as dificuldades de se trabalhar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e identificar motivações/potencialidades com a finalidade de produção de artefatos de ensino-aprendizagem.
O projeto tem por investigar e produzir material didático adaptado para deficientes visuais.
O projeto tem por investigar e produzir material didático lúdico para ser utilizado na educação básica
A Residência Pedagógica é um programa desenvolvido em colaboração com as escolas da educação básica, com objetivos de formação dos licenciandos e dos professores em exercício. O Subprojeto Multidisciplinar Física-Química conta com 29 licenciandos, 3 professores supervisores da educação básica (e suas respectivas escolas) e 2 professores orientadores.