Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Políticas Educacionais (PECPE)
Desde 2011, as pesquisas associadas às atividades de ensino e extensão desenvolvidas com interface em formação de professores, políticas públicas, educação inclusiva e currículo foram se consolidando nas orientações dos professores Esdras Viggiano e Luciana Caixeta Barboza.
Mais de uma dezena de projetos de ensino-pesquisa-extensão, que em comum tinham a Educação em Ciências como área de pesquisa, foram desenvolvidos em conjunto com alunos das Licenciaturas do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), em especial, no âmbito do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT).
Desde 2016, o número de projetos e de orientações permitiu a criação do PECPE, com a realização de reuniões periódicas de cada uma das linhas de pesquisa.
Em 2018, o grupo foi registrado e certificado pela UFTM no Diretório de Grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), passando a frequência das reuniões de cada uma das linhas a ser semanal. O grupo está disponível no endereço dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3210810836606828 .
Linhas de Pesquisa e Temas de Investigação
Políticas Públicas Educacionais e Currículo
Avaliações de larga escala
Formação de conceitos e Perfil Conceitual
O conceito energia na Educação em Ciências
Evasão Educacional
História do Ensino de Ciências
História do Livro Didático de Ciências
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Teoria do Discurso Pedagógico e Teoria da Atividade
Podcasts na Educação em Ciências
Egressos dos cursos de Licenciatura
Formação de Professores, estratégias de ensino e Educação Inclusiva
Uso de Libras e Braille na Educação em Ciências
Educação Inclusiva na formação inicial de professores
Estágio Curricular Supervisionado, Residência Pedagógica e Pibid
Natureza da Ciência e Divulgação Científica na Educação em Ciências
Educação aberta e ensino remoto
Saúde, comprometimento e adoecimento profissional docente e discente
Bullying na Educação em Ciências.
Educação não formal